Deficiência G6PD

Mãe de primeira viagem e sem experiência alguma com bebês decidi engravidar. Em meio a tantos contratempos e uma gravidez de risco que exigiu repouso absoluto devido a incompetência istmo cervical, meu filho nasceu com 35 semanas, mas Graças a Deus perfeito e com peso ideal para ter alta hospitalar.
Quando chegou o teste do pezinho uma surpresa: resultado alterado e positivo para deficiência G6PD . Eu não tinha idéia do que era isso, jamais tinha ouvido a respeito e não conhecia ninguém com essa mesma deficiência.
Resolvi escrever esse blog para auxiliar quem passa pela mesma experiência que eu, poder trocar idéias e informações, aprendendendo sempre mais e compartilhando esse aprendizado!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alimentos recomendados

O ideal é manter uma alimentação o mais saudável possível, sem corantes.

Sucos naturais (inclusive laranja e acerola) , frutas, verduras e legumes são sempre permitidos.

Abaixo uma pequena relação de alguns alimentos que podem ser consumidos por pessoas com Deficiência de enzima G6PD:

Minha gelatina - Não contem corantes artificiais, é adoçada com açúcar orgânico e é feita de polpa de frutas e vegetais.





Refrigerantes liberados apenas de sabor LIMÃO 

Leite em pó e fórmula infantil são permitidos!












OBS- aqui estão apenas algumas sugestões, porém recomendamos sempre ler o rótulo dos produtos pois existem variações nas fórmulas.

104 comentários:

  1. Refrigerantes pode coca-cola e guarana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa que é minha grande dúvida! O médico disse q esses dois podem mas as pessoas dizem que não...

      Excluir
    2. Boa tarde, segundo informações atualizadas os refrigerantes liberados apenas de limão como Soda e Sprite

      Excluir
    3. Passei com hematologista e único refrigerante permitido foi soda ou spryt por não terem corante , ele até comentou que está para chegar no Brasil.uma coca cola incolor , se chegar essa tbm será permitida.

      Excluir
  2. Oi, continue com seu blog, pois foi o mais coerente que vai até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fiquei ausente por um tempo mas agora estou retornando para divulgação de mais informações sobre o assunto!

      Excluir
    2. Boua noite descobri a pouco tempo que o meu filho tem g6pd fico sem saber oque fazer ele já tem 15 anos a maior luta aqui e contra a malária pq moro no citio e questão de alimentos também pq ainda n tenho uma lista do que ele pode e n pode

      Excluir
  3. Desculpa mais a gelatina e os sucos nao podem pois contem vitamina C (acido ascorbico,) q eh altamente toxico p nossas ccas G6PD. Todaa polpa de fruta tb contem. Cuidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Essa gelatina é liberada e os sucos também, a vitamina C é restrita apenas em medicamentos.

      Excluir
  4. A vitamina c que não pode é de remédio!! Sucos de caixa, leites podem sim. Frutas como laranja e acerola que contém a vitamina c óbvio que pode ser ingerida pq fruta é in natura!

    ResponderExcluir
  5. Pode tomar cremogema que tem corante urucum ?

    ResponderExcluir
  6. Ola, esse nesquik da foto, ele nao contem corante?

    ResponderExcluir
  7. O leite pode ser qualquer um da ninho? É os demais Pode?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não existe restrição para leites nem fórmulas.

      Excluir
  8. meu bebe tem 46 dias e fi pega de surpresa com o exame.. ele mama no peito e tambem o leite Nan confort 1.. esse leite pode?? ainda nao passei com a pediatra.
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Meu filho está tomando o NAN supremo não pode tomar mais?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde descobrir hoje que meu filho está com essa deficiência G6PD ele estava tomando o nan supremo e a pediatra também tinha receitado vitamina c pra ele tomar pra não ficar engripado mais agora ele tem que para pq o hematócrito dele está bem baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Suelen, não tem restrições quanto ás formulas infantis, pode continuar oferecendo o NAN ao seu filho, mas vitamina C tipo Redoxon são restritas.

      Excluir
  12. Bom dia, descobri que meu filho temesse problema agora quando ele ja esta com 1 ano e 5 meses. O primeiro pediatra negligente nao me alertou sobre tudo isso, foi bm superficial. Agora com outro medico descobri. Só que nesse tempo todo sem saber eu estava dando pra ele tudo q nao pode, estou desesperada porque posso ter agravado ainda mais o problema dele,ele ja esta com anemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, faça exames periódicos em seu filho, a cada 6 meses ou 1 ano, de acordo com o pedido do hematologista. O fato de ter contato com medicamentos restritos não agrava o problema tornando pior ou não, ele pode ter tido crises de hemólise e sobrecarregado os órgãos. Tenha uma mudança na rotina dele evitando alimentos e medicamentos restritos e ele terá uma vida feliz e saudável!!!!

      Excluir
  13. O meu filho está com essa deficiência. O teste do pezinho acusou. Repeti com 1 mês e deu 6.40 e aos 6 meses repetir e de 1.34. Estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não há necessidade de se desesperar, mantenha a calma. O essencial é a informação, cuidado com informações erradas expostas na internet. Converse com o pediatra do seu filho, agende uma consulta para acompanhamento com hematologista e siga a lista de medicamentos restritos da APAE, tudo ficará bem, não é um bicho de 7 cabeças, seu filho poderá ter uma vida normal, basta evitar que ele tenha contato com os medicamentos restritos e corantes.

      Excluir
  14. Tem possibilidade do diagnóstico do exame ter dado alterado se quando a coleta do sangue foi feita num bebe com icterícia? E gostaria de saber tbm se tem possibilidade de se repetir o exame uns meses à frente, pode reverter... estou bastante angustiada com esse diagnóstico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rayanne, sim, existe a possibilidade do exame estar alterado, por isso o recomendado é fazer um acompanhamento com hematologista, que solicitará exames para o correto diagnóstico.

      Excluir
  15. Poderia nos enviar uma lista de alimentos proibidos??? E o Feijão preto pode?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite gostaria de sabe se corante em protetor solar e em shampoo e várias outras coisas estão liberados. Se a restrição de corante é só em alimentos?

    ResponderExcluir
  17. Se eu estou dando comidinha e o peito eu posso comer as coisas que são restritas pra o g6pd?

    ResponderExcluir
  18. Pode usar corante de comida em quantidade pequena? E o sazao?

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma dúvida, pode Danoninho? E farinha lacta e mucilon cereais?

    ResponderExcluir
  20. Ola minha filha pode comer feijão nkormn .o que é de costume comer?

    ResponderExcluir
  21. O Nescau pode toma meu filho tem a deficiência g6pd

    ResponderExcluir
  22. Pessoal boa noite! Dêem para seus filhos alimentos do bem. Quem precisa de refrigerantes,sucos artificiais, achocolatados... Dêem comida de verdade, é melhor para a criança e para toda família. Um abraço a todos.


    ResponderExcluir
  23. Oi meninas meu netinho tem isso é ele está com 5 mês e ama suco de laranja a pediatra não liberou outro alimento ainda mas eu dei para ele experimentar e ele gostou muito ...sera que faz mau dar todo dia

    ResponderExcluir
  24. Pode tomar leite com Nescau aparti de quantos meses

    ResponderExcluir
  25. Boa noite priscila!pode tomar danone?

    ResponderExcluir
  26. Oi boa tarde alguém tem informação sobre o pirulitos de coco da marca Sam's.
    A embalagem nos ingredientes não menciona corante mas na frente da embalagem diz que é colorido artificialmente.

    ResponderExcluir
  27. Olá Boa tarde , meu bebê tem a g6pd ;sigo e faço de tudo com a lista que tenho do hospital de apoio df, graças a Deus está indo tudo bem, porém queria saber se meu bebê de 1ano e 2 meses pode tomar algum tipo de cálcio, pois ele nunca tomou vitaminas por conta da g6pd. Pode mim ajudar? Por favor.

    ResponderExcluir
  28. Em questão de doces;saber mim dizer se meu filho pode comer algum tipo de pirulito ou chocolates?

    ResponderExcluir
  29. Ola meu bb tem essa deficiência, ele pode tomar DANONINHO?

    ResponderExcluir
  30. Queria saber se pode comer chocolate pirulito e se pode colocar corante de urucu ma comida?

    ResponderExcluir
  31. Pode adicionar mel aos suquinho ou acucar?

    ResponderExcluir
  32. Olá Boa noite meu nome é Carolina meu afilhado tem 7 meses descobrimos agora que ele tem g6pd ele já passou por muitos problemas negligência na hora do parto e falta de oxigenação cerebral perdeu a deglutição e sua alimentação e por gtt sonda gástrica gostaria de se puder um link direto com a lista de restrições não consigo baixar na em pdf diz que o da postagem espirrou.

    ResponderExcluir
  33. Olá alguem sabi mim dizer se mamão é liberado???meu filho tem 1ano e 5 meses ..tenho essa duvida ?!!

    ResponderExcluir
  34. Meu filho tem a g6pd eu sempre dei laranja pra ele agora fiquei com dúvida pq a laranja tem vitamina c

    ResponderExcluir
  35. Meu bebê temg6pd pode tomar o nan confor

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, meu neto tem o mesmo problema, e comprei o leite Aptmail
    1 premium mas li que tem taurina.
    Tem problema?

    ResponderExcluir
  37. Queria saber qual o tipo de iogurte meu filho poder tomar

    ResponderExcluir
  38. Priscila poderia fazer uma listinha do que pode comer?

    ResponderExcluir
  39. Meu filho tem deficiência 6gpd a medica receitou o Nan Confor 1, sera que ele pode tomar o nestogeneo 1 ?

    ResponderExcluir
  40. Meu filho tomou remédio para verme e agora está sentindo dor abdominal e vômito e não está fazendo cocô e nem soltando gás oque eu faço agora?

    ResponderExcluir
  41. o urucum é um tipo de corante colocado nos alimentos. É natural, pode ser consumido por quem tem deficiência de g6pd?

    ResponderExcluir
  42. Estou com esse problema com meu filho acusou no teste do pezinho. Na relação que eu tenho de alguns alimentos q não pode comer, tem soja e derivados aí em cima tem um suco que tem soja, e agora pode ou não pode? Meu filho é G6pd intermediário.

    ResponderExcluir
  43. O meu filho tem g6pd eu piro quando ele come escondido balas e aa etc. Pq ela da muita febre

    ResponderExcluir
  44. Boa noite meu filho tbm tem g6pd eu gostaria de saber se ele pode comer todos biscoitos e danones

    ResponderExcluir
  45. Olá bom dia teria como me orientar quais yorgutes eles podem tomar e como aprender a ler a saber o que pode ou não quando tem que ler o rotulo

    ResponderExcluir
  46. Bom dia meu filho tem g6pd ele pode tomar Danone.

    ResponderExcluir
  47. Quem tem G6pd pode tomar mastruz com leite?

    ResponderExcluir
  48. Pois no hospital de apoio do Df não falou nada sobre laranja.disse que tudo que e natural pode.ate o corante

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde queria saber se meu filho pode tomar leite de caixa pois ele tem essa piquena deficiência de g6pd?

    ResponderExcluir
  50. Meu filho fez o exame e o resultado deu 2,3, sendo que ele tá tomar protovit plus que contei todas as vitaminas tem algum problema?

    ResponderExcluir
  51. Descobri ontem com o resultado do teste do pezinho que minha bebê têm G6PD fiquei desesperada, chorei . Mas pesquisei e me informei, estou mais tranquila, agora e só mudar hábitos alimentares saudáveis para não passar pro leite pq ela só mama.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia meu nome é antonia tenho um filho de 8 anos tem g6pd é ele tá cm umas manchinhinhas é começou sentir falta de ar ele quer comer de tudo o que faço tem como vc mim falar se linguiça é proibido é o que ele mais quer comer a é pão de queijo tbm só que é caseiro

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber de saber os tipos de comidas ele pode comer é muito difícil cuidar de criança cm g6pd

    ResponderExcluir
  54. Meu filho tem g6pd ele pode tomar leite de caixinha?

    ResponderExcluir
  55. Meu filho tem g6pd Que corante eu uso no bolo responde ai por favor?

    ResponderExcluir
  56. Quantó ao Açaí pode ser cosumido ??

    ResponderExcluir
  57. Oi boa noite tem o filho ele tenho 3 ano tenho G6pd queria saber se ele pode tomar iogurte

    ResponderExcluir
  58. Meu filho tem dois meses e tem deficiencia g6pd pode tomar mucilon

    ResponderExcluir
  59. Meu filho tem G6pd, ele pode toma mingau de mucilon?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde gostaria de saber que tipo de iogurte pode tomar

    ResponderExcluir
  61. Olá ,alguém poderia me responder se é liberado dar qualquer tipo de pão ou até mesmo café ? Meu bebê tem um aninho .

    ResponderExcluir
  62. Meu filho tem g6pd gostaria de saber se ele pode comer biscoito maizena

    ResponderExcluir
  63. Comprei o leite ninho normal algum problema ?

    ResponderExcluir
  64. Meu filho também tem G6pd ele está com muito carocinho no corpo cosa muito
    Hoje eu parei de da cremogema vou começar a da mucilon e ele toma leite de caixinha normal
    Ele tem 1 ano e 6 meses

    ResponderExcluir
  65. Olá bom dia, meu filho tem g6pd, estou dando sustagem Kids para ele , tem algum problema

    ResponderExcluir
  66. Sustagem kids achocolatado, esqueci de mencionar isso

    ResponderExcluir
  67. Olá boa tarde meu filho está com G6PD.. ainda estou confusa com essa situação . Qual tipo de bolachas ele pode comer?

    ResponderExcluir
  68. Minha filha tem essa deficiência eu estou dando ninho forti+ tem algum problema?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Minha irmã tem essa deficiência G6PD, a médica dela falou q ela não pode tomar nenhum remédio pra dor. Ela sofre com dor de cabeça , do de estômago e outras dores à medica dela falou q ela têm q aguentar a dor. Preciso de uma orientação , me responda por favor.

    ResponderExcluir
  70. O meu filho tbm tem g6pd ele come cremogema

    ResponderExcluir
  71. Vcs podem colocar mais alimentos que eles podem comer

    ResponderExcluir