Deficiência G6PD

Mãe de primeira viagem e sem experiência alguma com bebês decidi engravidar. Em meio a tantos contratempos e uma gravidez de risco que exigiu repouso absoluto devido a incompetência istmo cervical, meu filho nasceu com 35 semanas, mas Graças a Deus perfeito e com peso ideal para ter alta hospitalar.
Quando chegou o teste do pezinho uma surpresa: resultado alterado e positivo para deficiência G6PD . Eu não tinha idéia do que era isso, jamais tinha ouvido a respeito e não conhecia ninguém com essa mesma deficiência.
Resolvi escrever esse blog para auxiliar quem passa pela mesma experiência que eu, poder trocar idéias e informações, aprendendendo sempre mais e compartilhando esse aprendizado!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

G6PD e Anestesia geral

Meu filho tem 3 anos e se alimenta muito mal. Diante desta dificuldade e por estar bem abaixo na curva de crescimento (peso x altura) o pediatra sugeriu uma consulta com o otorrino. O otorrino sem dúvidas indicou a cirurgia para retirada das amídalas, para que assim meu filho se alimentasse melhor.

Neste momento me surgiu uma dúvida que não foi esclarecida em nenhum site da internet:

"Uma criança com deficiência G6PD pode tomar a anestesia geral?"

Marquei então uma consulta com o hematologista e este me garantiu que NÃO HÁ NENHUMA CONTRA-INDICAÇÃO, mas mesmo assim fiquei insegura pois não sei realmente quais são os componentes da anestesia.
Preferi adiar a cirurgia por entender que não tem tanta urgência diante de um risco.... quem tiver opiniões ou experiências em relação a esse assunto poste no blog para troca de informações.

6 comentários:

  1. Boa tarde! Gostei muito do seu Blog! Minha filha precisará fazer uma cirurgia de Adenóide e minha preocupação também é com relação à anestesia geral. A médica informou que não existem testes para essas anestesias e não tem conhecimento de nenhum incidente relacionado a G6PD. Você possui muitas informações bacanas aqui. Encontro pouca coisa sobre G6PD na net, mais informações técnicas. Foi muito conhecer seu Blog. Continue escrevendo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tem 4 anos e fara dia 24/01, cirurgia para retirada das amígdalas e adenoide. Tambem estou tensa com a anestesia. Quanto aos alimentos fiquei super feliz com sua dica sobre a gelatina. Meu filho deu pulos de alegria.

    ResponderExcluir
  3. No último dia 11/11 meu filho fez a cirurgia da fimose com anestesia geral, fiquei bem nervosa mas antes expliquei tudo para a anestesista. Ela disse que realmente quem tem G6PD pode ter reações á anestesia, mas graças a Deus correu tudo bem. Fiquei ao lado dele durante a anestesia e quando ele dormiu saí da sala. Meia hora depois ele estava no pós cirúrgico e logo ele acordou, dormiu cerca de 1 hora. Portanto fiquem tranqüilas, acredito que o risco existe, mas é muito baixo.

    ResponderExcluir
  4. ola boa tarde sou a luciana vou fazer parte deste blog e vou deixar para voçes situaçoes que meu filho ja passou e dicas importantes que voçeis podem estar fazendo ok, o mais rapido estarei postando um abraço a todas as maes meu filho tem 17 anos e faz tratamento desde o terceiro dia de vida um abraço

    ResponderExcluir
  5. GALERA NAO VAMOS DEIXAR ESTE BLOG MORRER POIS VAI AQUI UMA INFORMAÇAO IMPORTANTE POSITIVO PARA G6PD É POSITIVO PARA ANEMIA HEMOLITICA E MUITAS CRIANÇAS TEM ESSE PROBLEMA E MUITAS MAES NAO SABEM COMO LIDAR COM ISSO VAMOS FAZER ESTE BLOG VOLTAR A ATIVA OU SE JA EXISTE UM OUTRO CANAL SOBRE O ASSUNTO POR FAVOR ME PASSEM QUERO AJUDAR COM MINHA EXPERIENÇIA E APRENDER COM A DE VOÇES. UM ABRAÇO A TODOS

    ResponderExcluir
  6. O meu também além da g6pd tem anemia esferocitose

    ResponderExcluir