Deficiência G6PD

Mãe de primeira viagem e sem experiência alguma com bebês decidi engravidar. Em meio a tantos contratempos e uma gravidez de risco que exigiu repouso absoluto devido a incompetência istmo cervical, meu filho nasceu com 35 semanas, mas Graças a Deus perfeito e com peso ideal para ter alta hospitalar.
Quando chegou o teste do pezinho uma surpresa: resultado alterado e positivo para deficiência G6PD . Eu não tinha idéia do que era isso, jamais tinha ouvido a respeito e não conhecia ninguém com essa mesma deficiência.
Resolvi escrever esse blog para auxiliar quem passa pela mesma experiência que eu, poder trocar idéias e informações, aprendendendo sempre mais e compartilhando esse aprendizado!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que é a deficiência G6PD?

A G6PD é a abreviatura de GLicose 6 Phosphato-Desidrogenase. É uma enzima presente em todas as células do corpo e auxilia na produção de substâncias que as protegem de fatores oxidantes. Ao contrário das outras células, os glóbulos vermelhos dependem exclusivamente da G6PD para esta finalidade. É também um agente que acelera as mudanças químicas que queimam o açúcar para obter energia.

Em pessoas com deficiência de G6PD as hemácias não fazem o suficiente G6PD - ou o que é produzido pode não funcionar corretamente. Sem o suficiente G6PD para protegê-los, os glóbulos vermelhos podem ser danificados ou destruídos.
 
 
A deficiência de G6PD é uma doença genética associada ao cromossomo X, afetando homens e mulheres, mas afeta os homens mais severamente. É transmitida geneticamente pelas mulheres. A maior incidência ocorre em pessoas com ancestrais provenientes do Mediterrâneo, como Itália e Oriente Médio, da África Equatorial e de algumas regiões do Sudeste Asiático.
 
A maioria das pessoas com deficiência de G6PD não tem nenhum sintoma, enquanto outros desenvolvem anemia geralmente após a exposição a certos medicamentos, alimentos, ou até mesmo infecções.
Com as precauções devidas, uma criança com deficiência de G6PD pode levar uma vida saudável e ativa.
 


 
http://www.doutormoises.com.br/v2/conteudo.asp?codantigov1=%20146720742

2 comentários:

  1. Oi pessoal, soube que o laboratório DLE no Rio de Janeiro oferece um exame por DNA para detectar a deficiência da G6PD mesmo sem o paciente manifestar os sintomas.
    Os especialistas dizem que é a melhor forma de diagnosticar e acabar com as dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayse, obrigada por sua informação. A deficiência de G6PD pode ser diagnosticada no teste do pezinho ou exame de sangue.

      Excluir